Nissan Frontier tem o maior crescimento, Amarok o pior resultado.
Os resultados da Fenabrave apontam os números de emplacamentos de Setembro de 2025.
É sempre importante salientar que “emplacamentos” não refletem o número de vendas.
As vendas ocorrem quando o comprador fecha o negócio, com o pagamento, à vista ou financiado do veículo, enquanto emplacamento se refere aos veículos que foram efetivamente entregues e emplacados no período.
Apesar da imprensa mais desavisada tratar tudo como sendo a mesma coisa, existe uma defasagem de resultados, pois um modelo pode ter tido um grande aumento de vendas num mês, mas isso só se refletirá nos meses seguintes, quando as unidades forem efetivamente entregues e devidamente emplacadas pelos seus donos.
Importante salientar também que podem existir emplacamentos resultantes de outros motivos que não seja a venda do carro zero, e podemos notar isso pela presença de modelos emplacados que há muito tempo não são fabricados.
No que isso interfere? Isso muda as avaliações que a imprensa, que desconhece esse fato, faz de forma “precisa” sobre o desempenho e as tendências dos modelos avaliados, cometendo, muitas vezes, grandes erros em suas conclusões.
Os números apresentados aqui, portanto, se referem aos emplacamentos do mês, não mostrando o que foi efetivamente vendido.
Fazemos sempre questão de destacar isso, apesar de também nos referirmos a “vendas” para facilitar a busca pelos motores de pesquisa, tão somente para este fim.
Vejam os números finais.
A tabela abaixo mostra os modelos emplacados em ordem de maior crescimento:

A Nissan Frontier teve o maior índice de crescimento, num momento importante onde a Nissan realiza uma reformulação operacional para se adequar aos novos tempos de uma acirrada concorrência chinesa.
A Ranger, que prometia crescer e até tomar o lugar da líder de vendas, a Hilux, não conseguiu ter esse objetivo atendido, e convive com o fantasma da S10 que chega a ultrapassá-la em alguns momentos, e neste mês a S10 teve um crescimento maior de emplacamentos, mesmo com a falta do modelo no mercado. Os problemas que vem ocorrendo com o modelo da Ford, com um grande número de recalls envolvendo inclusive o motor, pode estar provocando uma certa cautela no mercado.
A Hilux teve um crescimento inferior a estas duas concorrentes, talvez resultado das críticas que vem recebendo no mercado por problemas que o seu motor vem sofrendo nos últimos anos, e que tem levado a custos muito alto de manutenção.
A Amarok continua com resultados muitos baixos de emplacamentos, e a marca espera uma reação com o novo modelo prometido para o próximo ano.
Nas demais posições, não há muito o que comentar, com variações consideradas esperadas para o período, exceto a Fiat Titano que mostra que ainda não conseguiu conquistar o sucesso desejado.
Na tabela abaixo temos os resultados de emplacamentos pela posição de melhores números em volume:

Abaixo o acumulado de cada marca no ano de 2025 até o fechamento de Setembro:

E abaixo a variação de posições de cada marca em comparação ao mês anterior:

As posições das marcas foram praticamente mantidas, com destaque para a Nissan que subiu uma posição no ranking, indo da 11ª posição para a 10ª, deixando a Caoa Chery para trás. A Ford se mantém na 12ª posição bem atrás em números absolutos, e com a GWM crescendo logo em seguida.
A GWM pode apresentar números mais interessantes em breve, principalmente pela sua forte atuação no último mês, com grande destaque para a picape Poer.
Leitura complementar: O que dizem os números de emplacamentos da Fenabrave?
Seja o primeiro a comentar