Indústria japonesa comemora redução de tarifas de Trump

Trump assina decreto para reduzir tarifas para automóveis japoneses

O presidente dos EUA, Donald Trump, formalizou ontem, em 04.09.2025, um acordo para redução das tarifas sobre carros japoneses para 15% ao invés dos atuais 27,5%, o que favorece empresas automobilísticas que acabariam prejudicadas pelas altas tarifas antes divulgadas. As ações da Nissan e de outras empresas japonesas subiram significativamente com o anúncio.
A medida será aplicada de forma retroativa aos produtos que entraram nos EUA a partir de 7 de agosto deste ano. Trump afirmou que o acordo “estabelece um alicerce para uma nova era” de relações comerciais e que reduzirá o déficit comercial dos EUA.

O primeiro-ministro Ishiba Shigeru afirmou aos jornalistas presentes que o acordo pode ajudar a inaugurar de uma “era de ouro” para as relações entre o Japão e os EUA e que “Por meio dessa iniciativa, o governo do Japão fará todo o possível para fortalecer sua aliança com os Estados Unidos, garantir a segurança econômica e promover o crescimento econômico do Japão.”

O acordo impõe novas obrigações de importação ao Japão no que tange ao acesso no país asiático para empresas dos EUA, nas áreas de manufatura, agricultura e energia, sendo que o Japão estará obrigado, pelo acordo, a aumentar as suas importações do arroz americano em 75%, além da compra de um total de 8 bilhões de dólares anuais em milho, soja e outras commodities e produtos provenientes dos EUA.
O acordo estabelece ainda que o Japão não deve mais exigir testes de segurança adicionais aos veículos americanos que são vendidos no Japão.

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira (5) depois do anúncio, com o índice Nikkei subindo 1,03% em Tóquio, a 43.018,75 pontos.
Na China, os mercados se recuperaram após três dias de quedas consecutivas. O índice Xangai Composto subiu 1,24%, a 3.812,51 pontos, e o Shenzhen Composto subiu 3,19%, a 2.405,82 pontos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*